quarta-feira, 18 de março de 2009

JULGAMENTOS E CRITICAS DESTRUTIVAS.


Sabemos o que significa Julgamento?

Julgamento é, quando dizemos que alguém fez algo com determinada intenção, mas como podemos dizer qual era a intenção da pessoa ao fazer determinada ação? Somente quem pode saber o que estava pensando ao realizar a ação é a própria pessoa e Deus. Como alguém pode definir o que passa na mente ou no coração de outra pessoa?

Falaremos hoje sobre criticas e julgamentos, atitudes essas que não nos trazem beneficio algum, são ações originarias do nosso ego, manifestada através do egoísmo, orgulho, ignorância, maledicência, impaciência e incompreensão. Muitas vezes o ser humano costuma naturalmente achar que tem o direito de criticar e julgar os seus semelhantes, como se fosse uma atitude normal, não tendo consciência de que é uma invasão.

Peço que façam uma reflexão: Quantas vezes você já criticou uma pessoa de sua família, por não concordar com suas atitudes e suas opiniões? Reflitam também, quantas vezes tiveram vontade que suas atitudes e opiniões fossem aceitas?

Até mesmo quando criticamos o governo, será que é só pagarmos os impostos e o governo que tem que fazer o restante? Somos cidadãos responsáveis? Cuidamos do que é publico? Ajudamos a conservar uma praça? Mantemos a cidade limpa? Cuidamos do meio ambiente? Ajudamos ao nosso próximo? E no trabalho, quantas vezes criticamos chefes, colegas, clientes e fornecedores? Será que somos profissionais perfeitos? Nunca erramos e não temos mais nada há aprender? Quantas vezes cometemos deslizes por falta de experiência ou porque temos algum problema pessoal, ou estávamos de má vontade. Porque é tão fácil apontar os erros dos outros e continuarmos acomodados não procurando melhorar os nossos? Por que não fazemos o nosso melhor e aceitamos as limitações alheias?

Mesmo em nossas amizades, nos dizemos tão amigos, mas em quantas oportunidades queremos moldar os nossos amigos a nossa maneira, não respeitando a maneira de ser de cada pessoa? Quantas vezes nos encontramos apontando o que aos nossos olhos são defeitos, não aceitando suas limitações como ser humano que são? Será que estamos cultivando as amizades com todo afeto e respeito que se deve ter?

Agimos assim com todos, com nossos professores, governantes ou pessoas que nem conhecemos (motoristas, balconistas, atendentes, no esporte ou com um morador de rua) não nos perguntando, o que será que se passa em seus corações? Será que estão passando por algum problema pessoal? Um ente querido doente? Problemas de saúde? Dificuldades no trabalho? Falta de oportunidade ou orientação quando criança ou adolescente? Uma infinidade de possibilidades. Mas não! Queremos ser sempre os donos da verdade, será que é justo julgarmos? Quantas vezes você foi julgado? Com certeza não gostou de ser julgado ou criticado?

Na maioria das vezes agimos dessa forma, não aceitamos o que nos desagrada, queremos que aprovem de qualquer maneira, o que no nosso ponto de vista seja correto, vivendo um ciclo de ofendidos e ofensores, até que atinjamos a consciência de agir de forma diferente através da paciência, compreensão e respeito ao livre arbítrio, entendendo que todos somos seres em diferentes graus evolutivos.

Não devemos julgar nem criticar ninguém, devemos sempre nos interiorizar e fazermos a nossa parte, pois fazendo isto estaremos mudando o mundo a nossa volta, e ele será muito melhor.

Não seja egoísta, tenha paciência e compreensão, aceitando as limitações do ser humano, pois estamos sempre aprendendo e evoluindo.

Seja humilde, estenda sempre a mão e em tudo o que fizer dê sempre o melhor de si, sendo regrado e honesto, cuide do meio ambiente, haja com profissionalismo, seja um familiar presente e um amigão do peito, fazendo de sua vida um exemplo para os que convivem com você e mesmo para os que não o conhecem.

E sempre que possível leia sobre o Mestre Jesus, procurando seguir seus exemplos e compreender seus ensinamentos.

Que Deus abençoe a todos, nos dando discernimento para nossa jornada.

Autor: Anônimo.

Nenhum comentário:

EU SOU O QUE O CRIADOR É. LOGO:

EU SOU A REALIZAÇÃO PERFEITA DE TODO DESEJO CONS. CIENTE, POSITIVO E CONSTRUTIVO.

Não nos devemos impacientar. - EU SOU - sabe o que necessitamos e sabe o que de perfeito vai executar e fazer no eu ex. terno enquanto realiza o desejo pedido.