terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CONFIAR EM DEUS


Independentemente do que ocorra, veja sempre o aspecto positivo: “não importa; esta situação rapidamente melhorará”.

Pela graça de Deus, a esperança é algo que jamais me faltou. Nunca aceito o desânimo. Porém tive que me esforçar para desenvolver esta qualidade, e todos deveriam fazer o mesmo.

Algumas pessoas têm a tendência de olhar sempre para o lado sombrio dos acontecimentos. Sua reação diante de qualquer sinal ou circunstância é invariavelmente a negação, o temor, o pessimismo.

Analisa sua conduta diariamente, e se perceber que você se encontra pensando ou atuando desse modo, lembre-se de que está manifestando uma atitude inapropriada que destrói a paz, a felicidade e a vontade construtiva. Sim, é verdade que o mal existe no mundo; no reino da dualidade não poderia haver luz sem a escuridão, gozo sem pesar, saúde sem enfermidade, vida sem morte, porém concentrar-se constantemente no aspecto negativo é um insulto à alma e a Deus.

Jamais se entregue ao desânimo! Crie uma atmosfera de pensamentos positivos ao seu redor. Com relação à mente, diz-se que as atitudes são mais importantes do que os acontecimentos, e esta é uma grande verdade.

Se buscarmos a consciência do melhor de cada situação, essa posição positiva de ânimo e esse entusiasmo trabalharão como um maravilhoso estimulante para a mente, os sentimentos e o corpo inteiro. A atitude correta constitui uma ajuda para eliminar os obstáculos mentais e emocionais que nos afastam dos recursos divinos que nascem em nosso interior.

Yogananda nos deu um perfeito exemplo desta forma de pensar positivamente. Ele disse: Em meio a qualquer crise afirme com convicção: ” Senhor posso vencer, porque Tu estas comigo.” E logo coloca sua vontade em movimento em busca de uma solução. Você perceberá que o Poder Divino o ajudará de forma misteriosa. Enquanto atua com seu maior esforço, mantém sua mente em harmonia com a Fonte interior de força e orientação mediante a seguinte afirmação: “Seja feita a Tua vontade, não a minha.” Aqui está o segredo.

As afirmações, como nos ensino o Mestre, constituem uma forma excelente de aproveitar o poder da mente.

Não pense em seus problemas; do contrário, você permanecerá estancado nesse nível de consciência. Pratica a meditação e as outras técnicas, e entregue totalmente o coração, a mente e a vida a Deus.

Quando relaxamos e acalmamos a mente através da meditação, começamos a nos aproximar dos níveis superiores da consciência, esta abóbada eterna aonde reside tudo que temos aprendido nesta vida e em nossas incontáveis encarnações passadas.

Quando conseguimos nos conectar com a supraconsciência - a visão intuitiva e onisciente da alma - , a sabedoria começa a impregnar nossa percepção e encontramos a solução do problema e a orientação apropriada.

Algumas pessoas esperam que Deus apareça entre as nuvens e lhes diga: “Meu filho faça isto, depois aquilo, e assim resolverá os seus problemas.” Esta idéia é ridícula; Ele não virá a nós desse modo, e nem deveríamos desejar que Ele assim o fizesse. (…) Devemos utilizar todas habilidades que Deus nos concedeu para harmonizá-las com a Sua vontade. Pois como dizia o Mestre: “Senhor, eu raciocinarei, eu quererei, eu atuarei, porém guias Tu minha razão, minha vontade e minha atividade, para a coisa certa que devo fazer.”

Deus deseja que utilizemos os poderes divinos que residem em cada um de nós, pois é desta forma que crescemos espiritualmente. Quando contemplo minha vida de modo retrospectivo e lembro meus primeiros anos no caminho espiritual, sinto um agradecimento por cada luta árdua que tive que me deparar, pois todas elas fizeram brotar em mim uma força, uma determinação e uma total entrega a Deus e a sua vontade, que eu não poderia tê-la desenvolvido de nenhuma outra forma.

Quando estamos enfermos ou atravessando por alguma crise, freqüentemente nos sentimos indefesos e acabamos por nos entregar. Porém saiba que enfrentar e superar os problemas é a essência da vida. Esse é o motivo pelo qual nos encontramos aqui; não para nos lamentar e nos desesperamos, mas sim para aceitarmos o que se apresenta e utilizá-lo como um meio para conseguirmos uma relação mais próxima com Deus.

Quando a adversidade o golpeia, não pense que isto é porque Deus o desamparou. Que insensatez! Se nesses momentos de provas você recorre a Deus com a confiança de uma criança, você O encontrará ao seu lado, talvez de uma forma muito mais tangível do que durante os momentos favoráveis de sua vida.

Não somos obrigados a seguir em nosso estado atual; nós não precisamos nos converter em “mobílias psicológicas” como dizia Guruji. Um “móvel” jamais muda. Se este permanecesse em sua forma original - uma árvore viva - prosseguiria crescendo e produzindo; porém quando sua madeira se molda na forma de uma cadeira ou uma mesa, deixa de desenvolver-se; simplesmente envelhece, se deteriora e acaba.

Para crescermos espiritualmente devemos tratar de nos reformarmos constantemente. A espiritualidade não é algo que se possa injetar do exterior, nem é uma “aureola” que possamos criar e colocar sobre as nossas cabeças; a espiritualidade provém do esforço contínuo, diário e paciente, assim como um simples sentimento de entrega ao Ser Divino, a luz de Deus não descerá repentinamente sobre nós para converter-nos em santos instantaneamente. Não! Se requer de um esforço diário para nos transformar e entregar o coração, a mente e a alma a Deus, tanto na meditação como na atividade.

(…) Tenho me dado conta de que o despertar mais profundo se apresenta para mim, quando me entrego a Deus; e você também comprovará que é assim. Enquanto buscamos alguma experiência emocionante na meditação, algum “milagre” tangível ou uma demonstração fenomênica, Deus não responderá. Recorre a Ele interiormente e afirme: “Senhor, eu lhe entrego meu coração. Não importa o que faças comigo. Venhas a mim ou não, só sei que te amo.”Isso é amor divino. Nenhuma experiência humana pode ser comparada ao amor perfeito e a alegria que inunda a consciência quando em verdade nos entregamos a Deus. Esse é o estado de satisfação mais sublime que a alma pode conhecer.

Deus não tem favoritos neste mundo; Ele ama a cada um de nós tanto quanto ama Seus maiores santos. Porém eles recebem mais pela simples razão de que oferecem mais e são, portanto, mais receptivos.

Jamais temas a Deus, sejam quais forem os erros que tenha cometido no passado. Muitas pessoas se enforcam com poderosas cordas da culpa, do temor e da dúvida, e recorrem à ajuda de um profissional para conversar sobre seus complexos e desfazer-se deles. Se nossa fé é suficiente, podemos cultivar com grande facilidade essa comunicação com Deus. Ele é o verdadeiro pai e confessor a quem devemos levar nossos problemas. Ele nos conhece tal como somos; é impossível esconder Dele o mínimo que seja.

Com tudo Ele nos ama incondicionalmente porque somos seus filhos. Quando sentir o peso dos traumas emocionais negativos, entrega-os a Deus com profunda fé, dizendo-Lhe: “Pai. Bom ou mau, sou Teu filho. Ajuda-me a compreender melhor meu verdadeiro ser interior e fortalecer-me para que eu seja capaz de manifestar a perfeição inata de minha alma.”

Esse sentimento de confiança e entrega a Deus resulta em uma relação tão doce com Ele, que as palavras não são capazes de descrevê-la. Só posso dizer que essa relação confere sentido a tudo que existe na vida.

Que imenso gozo nos invade quando a cada manhã, ao despertar e dirigir nosso olhar para o nosso interior, podemos dizer: ” Mãe Divina, o que desejo hoje? Só anseio a Tua vontade. Guia-me!” Quando você desempenha seus deveres com essa atitude, você sente que a força e o amor inundam sua vida vindos desta fonte interior. Seu único desejo é: “Senhor, permita que meu coração seja um canal por onde flua Teu amor, mas não para atrair pessoas a mim, mas para Ti, a quem adoro, pois em todas as partes vejo como as pessoas precisam de Teu amor.”

Nascemos neste mundo para viver deste modo. Aonde quer que Deus o coloque, faça tudo o que estiver ao seu alcance para manifestar uma atitude positiva e força mental interior, assim como, um sentimento de fé, confiança e entrega a Seus pés.

Conhecer Deus é muito simples. Relaxe e permita que Ele entre em sua vida. Este é o único propósito do caminho espiritual. Aceite cada experiência que se apresenta, considerando-a proveniente do Senhor, e trata de aprender a lição correspondente. Do contrário, seguirá cometendo os mesmos erros e equívocos, dia após dia, ano após ano, até o final de sua vida, e jamais você se dará conta do imenso tesouro de satisfação divina que reside em seu interior.

Por Sri Daya Mata

Tradução não oficial - extraído do livro de Sri Daya Mata, Finding the Joy

Nenhum comentário:

EU SOU O QUE O CRIADOR É. LOGO:

EU SOU A REALIZAÇÃO PERFEITA DE TODO DESEJO CONS. CIENTE, POSITIVO E CONSTRUTIVO.

Não nos devemos impacientar. - EU SOU - sabe o que necessitamos e sabe o que de perfeito vai executar e fazer no eu ex. terno enquanto realiza o desejo pedido.